Por Que Portugal E Espanha Resolveram Conquistar Novos Territórios
Portugal foi à descoberta de novos territórios para fazer comércio e não à conquista . Portugal criou um império muito disperso (África, América do Sul, Ásia) ao contrário da Espanha que criou um império mais concentrado (América do Sul) e não só
Portugal e Espanha preparam-se para conquistar o espaço
Com a expansão espanhola e as frequentes disputas entre os dois países, Portugal e Espanha resolveram assinar o Tratado de Alcáçovas, em 1479. O objetivo do documento era buscar a paz na Península e assegurar direitos sobre territórios das duas nações.
A descoberta de Cristóvão Colombo de "novas terras desconhecidas" pela Europa em 1492 quase criou um conflito entre as duas potências da época. Um tratado conseguiu, entretanto, dividir os
Conquistas espanholas A Espanha começou a navegar mais tarde, só após conseguir expulsar os árabes de seu território . Mas em 1492, Cristóvão Colombo obteve do rei espanhol as três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, com as quais deveria dar a volta ao mundo e chegar às Índias.
Em 1494, Portugal e Espanha assinaram um acordo que viria a moldar a história do Novo Mundo nas décadas e séculos seguintes. Esse acordo ficou conhecido como Tratado de Tordesilhas, e sua importância reside no fato de ter dividido as terras recém-descobertas pelos europeus entre as duas potências marítimas da época.
A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios .
A tensão entre Portugal e Espanha poderia ter resultado em um conflito armado. O tratado foi uma forma diplomática de resolver a disputa por terras recém-descobertas. 2. Foi o primeiro acordo internacional de partilha de terras ainda não conquistadas .
For more information, click the button below.
-
Em pleno centro da Espanha , em meio às terras frias e áridas castelhanas, ergue-se uma pequena cidade de 141 quilômetros quadrados. Atualmente ela é habitada por cerca de 9 mil pessoas e ostenta o título de "vila muito ilustre, antiga, coroada, leal e muito nobre".
A conquista de novas terras estava ligada à busca de contato com o Oriente. Portanto, não há como dissociar os dois movimentos. As novas posses ocorreram em meio a um período em que não se sabia bem o que havia no mundo, além da Europa, da África e da Ásia.
Havia grande rivalidade entre Portugal e Espanha pela conquista de novas terras e mercados fora da Europa. Tentando evitar conflitos mais sérios, as duas coroas assinaram vários tratados que estabeleceram regras no processo de descoberta e direito sobre novos territórios .
Mouros, Reconquista e Estados Modernos. Como sabemos, Portugal e Espanha foram os pioneiros na exploração de novas rotas comerciais e, ao fazer isso, acabaram “tropeçando” em novos territórios ainda não explorados. Mas como eles chegaram à isso?
Descubra por que Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas e como isso moldou a colonização da América do Sul.
Entenda o que foi o Tratado de Tordesilhas, o que acordo de 1494 que dividiu o Novo Mundo entre Portugal e Espanha . Descubra curiosidades e impactos históricos.
O estudo de por que portugal e espanha resolveram conquistar novos territórios transcende a mera descrição de eventos, adentrando as complexas interações entre fatores econômicos, políticos, religiosos e sociais que moldaram a Era dos Descobrimentos.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre os reino de Portugal e de Castela ( Espanha ), celebrado em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas, na Espanha . Por este tratado, castelhanos e portugueses dividiram os territórios “descobertos” no contexto das Grandes Navegações.
Descobriram novos territórios , enriqueceram e obtiveram outros conhecimentos e marcaram o seu lugar na História. Não se esquecem os seus feitos e ainda hoje são justamente recordados. Eis alguns dos povos mais aventureiros.
Esse acordo surgiu como uma solução para as disputas entre Portugal e Espanha sobre a colonização do Novo Mundo. Na época, os dois países estavam ansiosos para expandir seus territórios.
Foi lá que, em 7 de junho de 1494, as duas grandes potências marítimas da época, Castela e Portugal , chegaram a um acordo para dividir as zonas de navegação do Oceano Atlântico e os