Ser Competente Significa Então Ter Conhecimentos Habilidades E Atitudes
O conceito de competência tem recebido diferentes significados , às vezes contraditórios, e nem sempre suficientemente claros. Por isso, acaba sendo usado de forma imprecisa e polissêmica, dando margem a diferentes interpretações.
Resolvido:"Ser competente significa, então, ter conhecimentos
Ser Competente Significa , Então , Ter Conhecimentos , Habilidades E Atitudes Que Permitam Ao Sujeito Desempenhar Com Eficácia Qualquer Tarefa Ou Atividade Profissional. Conhecimentos Referem-se Ao Que Sabemos, Habilidades É Algo Que Demonstramos Saber
Você é compentente se reunir o conhecimento , habilidade e atitude adequadas para desempenhar uma função. Fazer uma avaliação apenas de um desses três aspectos é perigoso. Além disso, quase sempre, provoca mal entendidos e constrangimentos.
O que define um profissional competente ? Uma pessoa competente é aquela que tem conhecimentos , capacidades e atitudes compatíveis com o cargo que ocupa e é capaz de colocá-las em prática sempre que necessário.
Para Le Boterf (2003), profissional competente é aquele que sabe mobilizar e combinar um conjunto de recursos de sua personalidade ( conhecimentos , habilidades , qualidades, experiências, etc.) e do ambiente (dados, redes de especialistas, etc
Ser competente faz parte de ter um bom desempenho em determinada tarefa, e não garante o desempenho sempre positivo. Pode acontecer de alguém ser competente apenas em alguns momentos.
( ) Atitudes com flexibilidade, ética e conhecimento científico tendem a manter a sustentabilidade de todo o processo do aprender. ( ) Decisões podem ser postergadas, pois com o tempo é possível rever posições com mais atenção.
For more information, click the button below.
-
Competência é a capacidade para solucionar situações complexas que exijam, ao mesmo tempo, conhecimentos , habilidades , experiência e atitudes de diversas naturezas. Ser competente significa saber fazer escolhas, decidir, mobilizar recursos e agir.
No contexto profissional, ser competente implica ter as habilidades , conhecimentos e atitudes necessárias para desempenhar um papel específico com excelência.
“ Ser competente significa, então, ter conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam ao sujeito desempenhar com eficácia qualquer tarefa ou atividade profissional.
Exemplo: Um analista júnior pode ser competente ao substituir um analista sênior em determinada tarefa, porém ele não tem competência para assumir todas as tarefas exigidas pelo cargo sempre que for necessário, pois falta lhe conhecimentos , habilidades e atitudes específicas.
Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude .Ou seja , a necessidade de possuir/adquirir certa gama de habilidades e discernimentos, e a capacidade de ter um comportamento profissional. Tais características são frequentemente requisitos básicos de um funcionário competente .
Em outras palavras, ter competência significa ter as habilidades certas para o papel , além de um conhecimento teórico e a atitude adequada para aplicá-las em situações reais.
O desenvolvimento da aprendizagem e competências envolve a evolução do conhecimento , habilidades e atitudes . Isso requer uma mudança de mentalidade, que pode ser estimulada pelo surgimento de novas ideias, mudanças de paradigma e novas formas de pensar.
Ser competente significa, então, ter conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam ao sujeito desempenhar com eficácia qualquer tarefa ou atividade profissional.
Conhecimento habilidade atitude CHA são técnicas para aprimoramento profissional, que beneficiam tanto empresa quanto funcionário.
Para Rabaglio (2001), competência é um conjunto de conhecimentos , habilidades , atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas. Para ela, ser competente e ter competência são coisas diferentes.
O conjunto de Conhecimentos , Habilidades , Atitudes , Valores e Experiências, impactam de forma sistêmica o desenvolvimento laboral do profissional e seu desempenho no âmbito do trabalho.