Capital Brasileira Onde Ocorreu A Primeira Grande Homenagem A Zumbi
O local exato em Brasília onde ocorreu a primeira grande homenagem a Zumbi dos Palmares foi na Praça Zumbi dos Palmares, situada no Setor de Diversões Sul, no centro da cidade.
Placa em homenagem a Zumbi dos Palmares é recolocada em BH
A capital brasileira onde ocorreu a primeira grande homenagem a Zumbi , Brasília, representa um marco fundamental na história do reconhecimento da luta contra a escravidão e na valorização da cultura afro- brasileira .
A comemoração da data foi idealizada pelo escritor e militante do movimento negro Oliveira Silveira que, junto com o Grupo Palmares, promoveu no dia 20 de novembro de 1971, em Porto Alegre/RS, a primeira homenagem a Zumbi dos Palmares para valorizar e exaltar a negritude.
Os primeiros soberanos a reconhecer a independência brasileira , em 1822, foram dois reis africanos: o obá Osenwede, do Daomé (atual Benim), e o ologum Ajan, de Lagos (hoje cidade da Nigéria).* Eram ambos grandes exportadores de escravos.
No Centro da cidade do Rio, no monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, ocorre a tradicional celebração, iniciada nesta manhã com a lavagem do busto.
O dia Nacional da Consciência Negra pela primeira foi um feriado em todo o pais. Um marco importante para manter viva a memória de Zumbi dos Palmares e dos ancestrais negros que resistiram à escravidão.
Zumbi nasceu aproximadamente em 1655, no Quilombo dos Palmares, Capitania de Pernambuco, região da serra da Barriga. Hoje, o local é União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. Zumbi dos Palmares era sobrinho de Ganga Zumba, um dos primeiros grandes líderes do Quilombo dos Palmares.
For more information, click the button below.
-
Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após uma batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife.
Brasília - A primeira Marcha Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida foi realizada no dia 20 de novembro de 1995. Cerca de 30 mil pessoas se reuniram em Brasília para denunciar a ausência de políticas públicas para a população negra.
Localizado na Praça da Sé, próximo à Catedral Basílica de Salvador, no Centro Histórico da capital baiana, o monumento a Zumbi dos Palmares homenageia o líder quilombola brasileiro.
Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por António Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos).
Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial lançou um edital para selecionar o melhor projeto para a construção de uma escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares. A proposta campeã foi a do artista plástico José Maria Ferreira dos Santos.
Baluarte da luta negra contra a escravidão, o grande líder do Quilombo dos Palmares, descendente de guerreiros angolanos, é homenageado em 20 de novembro.
A luta de Zumbi dos Palmares deixou um grande legado para a posteridade: Sua luta serviu de inspiração para que o movimento negro se engajasse contra o racismo no Brasil.
Balneário Camboriú é a primeira cidade do Sul a receber o encontro, que já foi sediado em anos anteriores em São Paulo, Brasília, Campinas e Belo Horizonte.