Destaque O Principal Elemento Do Conceito De Reminiscência De Platão.
Nesse contexto, tendo como base a lógica de Platão , o amor platônico pertencente ao mundo inteligível, sendo a forma mais pura, íntegra e virtuosa de amor existente. Viver um amor platônico é viver simultaneamente em duas realidades distintas.
Conceito de reminiscência de Platão | Filosofia na Escola
Ao pensar a teoria da reminiscência , também chamada anamnese, Platão propõe como papel fundamental ao filósofo, fazendo uso da maiêutica socrática, a responsabilidade de fazer a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anterior à encarnação no corpo.
Ele propôs a teoria da " reminiscência " na qual a alma já conhece conceitos universais, e a experiência serve para despertar essa memória. Portanto, em sua visão, a experiência individual é apenas um gatilho para a recordação de conhecimentos universais.
A função pedagógica das imagens consiste, segundo Platão , em recuperar parte dessas reminiscências , desvelando- as . No Mênon, veremos que a Virtude (enquanto Ideia) é um tipo de conhecimento a ser desvelado, mas não ensinado, pois se trata de uma reminiscência .
Na verdade, para Platão , não só a teoria da reminiscência é a condição de possibilidade necessária das nossas operações cognitivas; como também o é apenas e só em virtude da sua valência metafísica.
Comentário a “ Reminiscência e alma remêmora no Fédon de Platão ”. Transformação: Revista de Filosofia da Unesp. Vol. 44, N.4, 2021.
Ontologia, Epistemologia, Alma remêmora, Reminiscência , Platão . Resumo. Referência do artigo comentado: RACHID, R. J. R. Reminiscência e alma remêmora no Fédon de Platão . Trans/form/ação: revista de filosofia da Unesp, v. 44, n. 4, p. 327-348, 2021. Downloads.
For more information, click the button below.
-
reminiscência e do conhecimento, certos contudo que, como Pitágoras, Sócrates e Platão exigiriam, estes assuntos, embora seja de louvar-se serem apresentados a jovens do Secundário, são para ser dialogados e contemplados maieutica e iniciaticamente para darem melhores resultados…
Voltar aos Detalhes do Artigo Reminiscência e morte no Fédon de Platão Baixar Baixar PDF.
Portanto, a reminiscência é uma forma de recuperar o conhecimento que já existe dentro de nós , mas que foi obscurecido pelo contato com o mundo físico. A filosofia de Platão frequentemente enfatiza a importância desse processo de recordação e busca pelo conhecimento genuíno.
A teoria da Reminiscência nos diz que, de alguma forma, já nascemos com o conhecimento das realidades em si, só precisamos resgatá- lo , recordá- lo .REALE, G. Corpo, Alma e Saúde. O Conceito de Homem de Homero a Platão . São Paulo, Ed. Paulus, 2002.
A teoria da reminiscência , apresentada nos diálogos de Platão : Menon, Fedon e Fedro, é relevante para o entendimento histórico e filosófico do fenômeno da aprendizagem e para o entendimento da teoria das ideias inatas de Descartes
A principal evidência de Platão para a existência de Formas é apenas intuitiva e é a seguinte.Portanto, nosso conhecimento real das Formas deve ser a memória ( reminiscência ) de nosso conhecimento inicial das formas no céu.
De acordo com Platão , essa reminiscência é possível porque as ideias universais existem em um reino de ideias separado da realidade sensível que experimentamos.
Clique aqui para saber mais sobre Platão , um grande filósofo da Grécia antiga. Confira sua biografia, principais ideias, obras e algumas frases famosas!
2 – A segunda, da reminiscência , Platão pondera que a alma, quando separada do corpo, entra em contato com o mundo das ideias.
Platão , por meio de Sócrates, afirma que esses prisioneiros fariam tudo o que estivesse ao seu alcance para evitar essa jornada, chegando até a matar quem se atrevesse a tentar libertá- los . Análise do mito da caverna de Platão .
Confira agora o pensamento do filósofo Platão e o mundo das ideias. Platão foi discípulo de Sócrates, e se firmou tão alto quanto o mestre.