Os Clorofluorcarbonos São Perigosos Porque Podem Destruir A Troposfera
(Uece 2016) Os clorofluorcarbonos , descobertos por Thomas Midgley Jr. (1899-1944), não são tóxicos, nem reativos, nem explosivos e foram bastante utilizados
4 tipos de aplicativos perigosos que podem destruir o seu celular
na troposfera . Este se estiver muito proximo da crusta terrestre pode ser .A principal causa da destruição da camada de ozono é a reação química dos CFCs ( clorofluorcarbonos ) ou "fréons" com o ozono.
* Os clorofluorcarbonos (CFCs) são perigosos porque podem destruir a troposfera .Por conta disso, apenas as alternativas C e E estão corretas. A) Falsa. Os clorofluorcarbonos contribuem para a destruição da camada de ozônio na estratosfera, não na troposfera .
CFCs: Clorofluorcarbonos . CH4: Veja “Metano”. Ciclo do combustível (Fuel cycle): O ciclo de vida total de um combustível em todas suas utilizações e formas.
a) Os clorofluorcarbonos (CFCs) são perigosos porque podem destruir a troposfera : Os CFCs destroem a camada de ozônio, que está localizada na estratosfera, e não na troposfera .
A partir dos anos 1970, os cientistas começaram a alertar a população para a destruição da camada de ozônio. Ela acontecia principalmente pela emissão de CFCs ( clorofluorcarbonos ), compostos utilizados na fabricação de propelentes de aerossóis e gases de refrigeração.
O ozônio presente na troposfera , que é a camada em que vivemos, pode ocorrer naturalmente em baixas concentrações. No entanto, o que o torna um poluente altamente tóxico é a presença de outros poluentes que provocam o desequilíbrio dos processos de consumo e formação do ozônio.
For more information, click the button below.
-
A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas: a troposfera , a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera. 1) A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, na qual estão imersos os seres vivos de hábito terrestre.
No entanto, gases como os clorofluorcarbonos liberados por produtos como refrigeradores e sprays danificam a camada de ozono. Isso pode levar a um aumento do câncer de pele e mudanças climáticas devastadoras.
Os clorofluorcarbonos tampouco são abundantes – constituem apenas cerca de uma parte por bilhão da atmosfera como um todo -, mas são extravagantemente destrutivos.Em suma, os clorofluorcarbonos podem acabar se revelando uma das piores invenções do século XX.
A história dos CFCs, a sigla que tornou conhecidos no mundo leigo os clorofluorcarbonos , os gases devoradores de ozônio na alta atmosfera, pode ter, quem diria, um final feliz.
No que diz respeito a clorofluorcarbonos e ozônio, assinale a afirmação verdadeira.Aumentos na radiação infravermelha podem aumentar o ozônio na estratosfera, acarretando o aquecimento global.
Nesse caso, o ozônio é destruído mais rápido do que os raios solares conseguem produzi-lo. Em 1974, os cientistas começaram a suspeitar que os CFCs, ou clorofluorcarbonos , sejam gases que destroem o ozônio. Todavia, estes CFCs acham-se em toda a parte.
O ozônio (O3) é um gás azul-claro, instável, altamente reativo, oxidante e diamagnético. Na troposfera é encontrado cerca de 10% de ozônio, os outros 90% estão na estratosfera, que tem o papel de absorver grande parte dos raios ultravioletas.
A estratosfera está situada entre a troposfera e a mesosfera. A troposfera é a camada mais interna da atmosfera que está mais próxima da Terra e produz clima. A estratosfera repousa logo acima da troposfera a aproximadamente 18 k de altitude e diminui a aproximadamente 50 k.
As molculas de CFC podem destruir milhares e milhares de molculas de oznio, influenciando de forma contundente o equilbrio natural. O CFC (cloro) tambm tem demonstrado ser o causador principal da evidncia mais dramtica no esgotamento da camada de oznio descoberta h tempos.
Os clorofluorcarbonos são gases de efeito estufa que podem absorver a energia solar em determinados comprimentos de onda, causando o aquecimento da superfície e o resfriamento das camadas superiores.
Por outro lado, a restante fração de ozônio (cerca de 10%) presente na natureza é de origem antropogênica ( é um dos produtos da poluição) e encontra-se na troposfera , ou seja , na camada mais baixa da atmosfera onde vivemos. Isso é prejudicial para humanos, animais e vegetação.